/ Serviços / Reabilitação Pulmonar

Reabilitação Pulmonar

Programa individualizado de exercícios aeróbicos, resistidos e respiratórios para a reabilitação física e melhoria da qualidade de vida de indivíduos com Doença Pulmonar.

A Reabilitação Pulmonar é uma terapia não farmacológica direcionada para pacientes diagnosticados com alguma doença pulmonar e que frequentemente relatam sensação de falta de ar durante a realização de atividades físicas simples como caminhar, subir escadas ou até mesmo durante atividades básicas de vida diária e autocuidado como vestirem-se ou alimentarem-se.

São realizados atendimentos com prescrição individualizada e baseada nas melhores evidências científicas que demonstram benefícios da REABILITAÇÃO PULMONAR no aumento da capacidade de exercício, aumento da capacidade funcional, redução da dispneia, melhoria da qualidade de vida relacionada à saúde e redução  significativa nas internações hospitalares e provavelmente incluem aumento da sobrevida. Além da melhoria na condição física e psicológica dos pacientes, é necessário estimular a adesão a longo prazo aos comportamentos que melhoram a saúde.

Apesar desses benefícios importantes, a REABILITAÇÃO PULMONAR é amplamente subutilizada em todo o mundo.

As pessoas que se beneficiam da REABILITAÇÃO PULMONAR e da FIsioterapia Respiratória são aquelas que apresentam as seguintes doenças ou condições especiais:

- DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), que é o famoso enfisema pulmonar ou bronquite crônica;

- Asma;

- Doença pulmonar intersticial;

- Fibrose cística;

- Bronquiectasias;

- Apneia do sono;

- Hipertensão pulmonar;

- Pré e pós operatório de cirurgias abdominais ou torácicas;

- Dependência de oxigênio;

- Pós Pneumonia;

- Doenças neuromusculares degenerativas ou não degenerativas mas que acometem os músculos respiratórios;

- Tabagismo;

- Pós COVID e/ou H1N1;