/ Serviços / Exames Complementares

Exames Complementares

TESTE DE CAMINHADA DE 6 MINUTOS.

É um teste submáximo que melhor reflete a capacidade funcional de exercício e proporciona uma análise global dos sistemas respiratório, cardíaco e metabólico. O teste tem uma boa correlação com o pico de consumo de oxigênio (VO2pico) mensurado no teste cardiopulmonar de esforço e apresenta ainda uma boa correlação com as variáveis que mensuram o nível de atividade física na vida diária e qualidade de vida (Saint George's Respiratory Questionnaire) em pacientes com doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Doença Pulmonar Intersticial e em candidatos à transplante pulmonar.

TESTE DE CAMINHADA DE 6 MINUTOS ACOPLADO À VENTILOMETRIA

Além dos itens avaliados no TC6 (Teste de Caminhada de 6 minutos) simples, nesta variação é possível identificar sinais de Hiperinsuflação Pulmonar Dinâmica durante o esforço através de mensuração da Capacidade Inspiratória além de registro do comportamento da FC, FR, VC Vmin e SpO2 durante o teste.

Teste caminhada

ESPIROMETRIA

Também conhecido como exame do sopro, a espirometria é um tipo de exame que mede vários volumes e fluxos pulmonares. Além de auxiliar no diagnóstico de diversas doenças respiratórias, como a asma e a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), a espirometria também possui papel importante na monitorização da evolução destas e outras doenças respiratórias, avaliando de forma objetiva a resposta do tratamento instituído e detectando qualquer sinal de melhora ou piora.

HOLTER OXIMETRIA 24 HORAS.

Com sensor de movimento que correlaciona a SpO2 e FC com a posição corporal, atividade física (contador de passos e análise de movimento). Registros dos eventos de dessaturação (média, pico, tempo médio, maior período), taquicardia e bradicardia. Ideal para auxiliar na Prescrição de Oxigênio e identificar a associação de dispneia relacionada aos esforços.

HOLTER OXIMETRIA NOTURNO

Para análise da SpO2, FC e posição corporal durante o sono e nas interrupções do sono. Fornece o ODI - Índice de Dessaturação, e Índice de Dessaturação relacionada ao decúbito. Indicado para o diagnóstico de dessaturação e hipoxemia noturna, e acompanhamento do tratamento da hipoxemia noturna.

Holter Oximetria - 24 horas

MANOVACUOMETRIA DIGITAL

É uma avaliação computadorizada da função muscular ventilatória, realizada de forma estática e dinâmica.

As indicações comuns na prática clínica incluem: a confirmação da disfunção muscular respiratória em doenças neuromusculares; diagnóstico diferencial de dispneia, tosse ineficaz e espirometria com distúrbio ventilatório restritivo sem causa aparente; avaliação de resposta à fisioterapia e à reabilitação pulmonar, avaliação pré-operatória das funções dos músculos ventilatórios. Nesta avaliação são analisadas as seguintes variáveis:

• Pressão Muscular Inspiratória Máxima (PImáx);
  • Teste de Força Muscular Inspiratória Isocinética (Sindex);
  • Teste de Potência Muscular;
  • Teste Endurance Muscular Inspiratório;
  • Teste de Eficiência Ventilatória.