/ Serviços / Exame do Sono

Exame do Sono

O ronco é a ponta do iceberg de um problema muito maior.

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é uma doença crônica na qual o paciente tem pausas na respiração enquanto dorme. Elas são causadas pelo bloqueio da passagem de ar na região da garganta, na maioria das vezes acompanhadas de um ronco alto e frequente, seguido de engasgos. Em casos graves, podem ocorrer até centenas de vezes por noite.

A interrupção recorrente na respiração causa micro despertares que são uma resposta do organismo como forma de protegê-lo, reajustando a respiração e abrindo a via aérea do indivíduo. Porém esses micro despertares podem causar:

- Sonolência diurna excessiva;

- Irritabilidade;

- Lapsos de memória;

- Dificuldade de concentração;

- Queda na libido;

- Maior propensão à acidentes em geral;

Além disso doenças cardiovasculares e/ou crônicas tem alta correlação com apneia como:

- Hipertensão arterial;

- Infarto;

- Derrame;

- Arritmias;

- Diabetes;

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de apneia geralmente começa por um teste de sonolência e/ou dados clínicos e dependendo do resultado o paciente pode ser indicado para uma Polissonografia, seja ela no laboratório do sono ou na casa do indivíduo.

Uma das opções é o Exame do Sono Biologix, plataforma para diagnóstico e acompanhamento da Apneia do Sono (AOS), uma Polissonografia tipo IV (com polissonogramas). É um exame para se fazer em casa, simples, prático, acessível, eficaz e validado clinicamente.

Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar clicar em concluir exame e o resultado fica pronto imediatamente.